Outras Realizações

Por mais que se constituísse como um documento estruturado e abrangente, o Programa Eleitoral da Coligação não exauria todas as ideias e contributos que nos haviam sido formulados e muito menos acautelava a resposta a desafios que nem sequer conhecíamos aquando da eleição.

Com criatividade, com ambição, com a capacidade de mobilizar muitos para o que é do interesse de todos, foi possível fazer mais, muito mais. Porque Braga merece sempre.

Realizado

A iniciativa Acordos de Execução com as Juntas de Freguesia

Situação: Este esforço da Autarquia permite que as Juntas de Freguesia possam cumprir atempadamente com os seus fornecedores, assegurando a sustentabilidade financeira e garantindo a continuidade do serviço prestado às populações, numa relação de confiança entre os diferentes órgãos autárquicos.

Realizado

A iniciativa Adesão à Eurocities

Situação: Braga aderiu em 2015 à maior rede de cidades europeia, a Eurocities, onde estão representadas 140 cidades.

Realizado

A iniciativa Alargamento das Áreas de Regeneração Urbana

Situação: Este procedimento, concluído em 2016, irá captar investimentos de mais de 300 milhões de euros, divididos entre instituições públicas e privadas e permitindo recuperar áreas degradadas da cidade.

Realizado

A iniciativa Banco Solidário de Braga

Situação: Atribuição de apoios às famílias mais desfavorecidas, através da doação de bens como roupa, equipamentos para casa, brinquedos, entre outros produtos.

Realizado

A iniciativa Braga + 65

Situação: Resposta de proximidade desenvolvida pelo Município para ajudar os idosos em situação de vulnerabilidade social, garantindo a sua segurança, o apoio social e combate ao isolamento.

Realizado

A iniciativa Braga Cidade Europeia do Desporto

Situação: O Executivo anunciou em 2016 a candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2018, como forma de fomentar a prática desportiva no concelho e, ao mesmo tempo, obter notoriedade externa para Braga.

Realizado

A iniciativa Braga é Natal

Situação: Para criar um momento de dinamização da cidade por altura das festividades do Natal, o Executivo criou a “Braga é Natal”, uma iniciativa que serve também para alavancar o comércio do concelho e criar oportunidades de divertimento e ocupação dos tempos livres para todos os Bracarenses.

Realizado

A iniciativa Braga Sol

Situação: Através do Projeto Braga Sol, o Município promove a atribuição de benefícios sociais a camadas da população mais desfavorecidas, como  a isenção de taxas municipais, apoio técnico a projetos de construção, tarifas sociais de água, saneamento, transporte público ou ainda ação social escolar.

Realizado

A iniciativa Candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco

Situação: Braga está a preparar a candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria de Media Arts, para valorizar as artes criativas que têm em Braga um palco privilegiado e que oferecerá uma nova visibilidade externa, integrada nesta importante rede de cidades.

Realizado

A iniciativa Capital Ibero-americana da Juventude

Situação: Braga é Capital Ibero-americana da Juventude em 2016, um título atribuído pela Organização Internacional da Juventude para a Ibero-américa. Ao longo do ano, muitas foram as iniciativas e os projetos concretizados para honrar este título e homenagear a juventude deste espaço geoestratégico em que estamos inseridos.

Realizado

A iniciativa Colónias de Férias “Sol e Mar”

Situação: Projeto que visa oferecer a crianças e jovens de camadas desfavorecidas uma oportunidade de ocupação de tempos livres nas férias de Verão.

Realizado

A iniciativa Concurso “Jovens Criadores”

Situação: O município criou em 2015 o concurso de “Jovens Criadores”, dando uma oportunidade aos jovens bracarenses de mostrar as suas aptidões e inovações no mundo da moda.

Realizado

A iniciativa Convento de São Francisco

Situação: Através de um protocolo de colaboração, a Universidade do Minho assumiu a cedência do Convento de São Francisco, para ser intervencionado e recuperado, e que será no futuro utilizado pela Unidade de Arqueologia da UM, inserido na criação de um Parque Arqueológico para o concelho.

Realizado

A iniciativa Criação da InvestBraga

Situação: Funciona como o braço direito do Município para o desenvolvimento económico do Concelho de Braga, no sentido de atrair investidores e empreendedores para Braga e auxiliando as empresas e o favorecimento da criação de novos negócios.

Realizado

A iniciativa Criação da Startup Braga

Situação: Dentro do âmbito da InvestBraga, foi criada esta plataforma de referência em Portugal, que presta apoio especializado à criação, incubação e aceleração de Startups, em parceria com a Microsoft Ventures, e especialmente dirigida para os sectores IT, med-tech e nano-tech.

Realizado

A iniciativa Dinamização da Quinta Pedagógica

Situação: A qualificação do espaço, a diversificação de actividades e a elaboração de um projecto para a sua ampliação permitiu que, por exemplo, no mês de Outubro de 2016 já se tivesse ultrapassado o número de visitantes do ano anterior, sendo que todos os anos se têm batidos recordes de participantes nas atividades realizadas e nos projetos desenvolvidos.

Realizado

A iniciativa Embaixadores Empresariais

Situação: O programa ´Embaixadores Empresariais´ visa a promoção das principais empresas exportadoras Bracarenses, tendo como foco principal a perspetiva do impacto económico que estas empresas tem no seu contexto e a divulgação de Braga além-fronteiras.

Realizado

A iniciativa Estratégia + Indústria

Situação: Plano de investimentos de 359 milhões de euros para os próximos quatro anos que envolve investimentos públicos e privados, contribuindo para o ordenamento e qualificação das zonas de acolhimento empresarial do Concelho.

Realizado

A iniciativa Festa de Fim de Ano

Situação: Depois de vários anos de interregno, a Passagem de Ano voltou a celebrar-se na rua em 2015.

Realizado

A iniciativa Festival de Guitarra

Situação: Iniciativa criada em 2014 e organizada em parceria com o Conservatório Calouste Gulbenkian.

Realizado

A iniciativa Festival para Gente Sentada

Situação: O apoio à organização do Festival para Gente Sentada, permitiu a sua organização em Braga a partir do ano de 2015.

Realizado

A iniciativa Gala do Desporto

Situação: Para homenagear todos aqueles que se destacam nas mais diferentes modalidades do concelho, o executivo criou a Gala do Desporto, que se realiza anualmente no Theatro Circo.

Realizado

A iniciativa Liderança Institucional

Situação: Braga preside neste momento ao Eixo Atlântico, à CIM do Cávado e ao Quadrilatéro Urbano.

Realizado

A iniciativa Ligação Estação CP – Universidade do Minho

Situação: Através dos Transportes Urbanos de Braga, este Executivo reforçou a frequência de ligação para servir os milhares de estudantes e visitantes que todos os dias chegam a Braga de Comboio para se deslocarem à UM, garantindo o seu funcionamento à noite e ao fim-de-semana, ligando também a Central de Camionagem e as Residências Universitárias.

Realizado

A iniciativa Meia Maratona de Braga e Corrida de São João

Situação: No sentido de fomentar as corridas e aproveitar a exposição mediática que delas decorre, surgiram a Meia Maratona e a Corrida de São João, que têm sido apostas com enorme sucesso, como se pode comprovar pelo crescente número de participantes e visibilidade mediática.

Realizado

A iniciativa Novo Quartel dos Bombeiros

Situação: O novo quartel dos bombeiros sapadores foi inaugurado em Junho de 2016.

Realizado

A iniciativa Parceria Bombeiros Voluntários

Situação: A CMB apoiou ou Bombeiros Voluntários na aquisição de nova viatura e equipamentos e celebrou protocolo de colaboração regular com esta corporação.

Realizado

A iniciativa Passe de Reformado dos TUB

Situação: Retiramos as restrições de horários nos passes para os idosos.

Realizado

A iniciativa Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico 2014-2026

Situação: Plano desenvolvido pelo Município e pela InvestBraga, numa estratégia de 12 anos, que inclui medidas e projetos estruturados a serem desenvolvidos pelos diferentes stakeholders da cidade. Este foi um projeto feito com a participação de todas as instituições relevantes do concelho e que está a ser implementado desde 2014.

Realizado

A iniciativa Política de Geminações

Situação: Para fortalecer o papel da cidade de Braga no exterior, o Executivo tem-se empenhado em concretizar geminações com diversas cidades. Ao longo do primeiro mandato, Braga concluiu geminações com o Rio de Janeiro e Manaus, no Brasil, Cluj Napoca na Roménia e ainda Veliko Tarnovo, na Bulgária.

Realizado

A iniciativa Pousada da Juventude

Situação: Foi assinado com o Governo da República Portuguesa um acordo que prevê a cedência da Pousada da Juventude ao Município de Braga, que ficará encarregue da sua requalificação e gestão por um período de 30 anos.

Realizado

A iniciativa Prémio Jovens Talentos

Situação: Foi criado em 2015 o Prémio de Jovens Talentos, para oferecer à juventude bracarense uma oportunidade de mostrar o seu talento na sala nobre da cidade, o Theatro Circo. Em 2016, decorreu uma edição especial com participação de jovens ibero-americanos, para homenagear o título de Capital Ibero-americana da Juventude.

Realizado

A iniciativa Projecto Integrado de Democracia Participativa

Situação: A aposta da maioria “Juntos Por Braga” ultrapassou em muito a promessa de criar um Orçamento Participativo. Além do OP, foi também criado o Orçamento Participativo Escolar, destinado à comunidade escolar do concelho e o “Tu Decides”, realizado em colaboração com o Conselho Municipal de Juventude. Lançamos também o Parlamento Jovem Concelhio “Pequenos Grandes Políticos” que fomenta a participação política dos mais jovens e ainda o “Nós, Propomos”, que tem como finalidade incentivar os estudantes do ensino secundário a participar nas políticas de ordenamento do território.

Realizado

A iniciativa Projeto + Cidadania

Situação: Plataforma digital de conteúdos lúdico-pedagógicos dirigidos ao 1.º ciclo, permite trabalhar temas como o meio ambiente, o património e poder local, a educação para a saúde e ambiente sustentável.

Realizado

A iniciativa Projeto AVÓSPEDAGEM

Situação: Projeto inovador de combate à solidão e isolamento dos idosos, através do alojamento de jovens universitários.

Realizado

A iniciativa Projeto Rios

Situação: Visa a participação da comunidade na conservação dos rios de Braga e promove a curiosidade cientifica sobre os percursos fluviais do concelho.

Realizado

A iniciativa Projeto “ O nosso Enxoval”

Situação: É uma medida de incentivo à natalidade através da entrega a casais das camadas mais desfavorecidas da sociedade de material necessário para os primeiros meses de vida do bebé.

Realizado

A iniciativa Projeto “Boccia Sénior Braga”

Situação: Promoção de exercício físico pela população sénior, organizado em parceria com a Secção de Desporto Adaptado do SC de Braga.

Realizado

A iniciativa Rally de Portugal

Situação: 30 anos depois, a maior prova do desporto automóvel que decorre em território nacional irá regressar a Braga em 2017.

Realizado

A iniciativa Reabilitação do Palácio do Raio

Situação: O município colaborou tecnicamente na reabilitação do Palácio do Raio, executada pela Santa Casa de Misericórdia de Braga.

Realizado

A iniciativa Reativação da Torre de Menagem

Situação: A Torre tem acolhido diversas manifestações culturais e sociais, alargando o período de abertura ao público.

Realizado

A iniciativa Recuperação do Parque de Campismo

Situação: Para dotar o concelho de novas e melhores condições para os turistas, foi revitalizado o Parque de Campismo, que tem aumentado o número de dormidas e de receitas de ano para ano.

Realizado

A iniciativa Semana da Juventude

Situação: Organizada em parceria com o Conselho Municipal de Juventude e as diversas associações juvenis do concelho na concretização das atividades que propõem para esta semana.

Realizado

A iniciativa Visitas do Corpo Diplomático a Braga

Situação: Para promover o tecido empresarial e o sector do conhecimento de Braga, o Município e a InvestBraga têm organizado visitas com os Embaixadores estrangeiros em Portugal.

Realizado

A iniciativa Visitas Institucionais às Freguesias

Situação: O Presidente da Câmara já visitou institucionalmente todas s 62 freguesias do concelho, num esforço de dar visibilidade e de ouvir as preocupações de todos os Presidentes de Junta.

Realizado

A iniciativa Volta a Portugal em Braga

Situação: 42 anos depois, a Volta a Portugal regressou a Braga em 2014. Esta foi uma clara aposta num dos grandes eventos desportivos que ocorrem anualmente em Portugal.