Qualificação dos Serviços Municipais

O investimento na qualificação dos serviços municipais tornando-os cada vez mais próximos e disponíveis ao cidadão serão também uma prioridade desta candidatura. Queremos implementar novas tecnologias e aplicações informativas propiciadoras de uma maior proximidade e eficiência no atendimento aos munícipes. Tornaremos os serviços municipais mais eficientes, mais eficazes e investiremos na eficiência e celeridade processual agilizando com isto procedimento administrativos.

Valorizaremos o desempenho de todos os colaboradores da Câmara e Empresas Municipais, diligenciando no sentido de reforçar as suas condições de trabalho, a dignificação do exercício das suas funções e a sua realização pessoal e profissional.

Realizado

O prometido: Apoio à manutenção da abertura dos serviços das 62 Juntas de Freguesia actualmente existentes, nos respectivos edifício-sede.

Situação: Este objetivo foi cumprido, pois o Município disponibilizou todas as condições e apoio para que as 62 Juntas de Freguesia se mantenham abertas.

Em curso

O prometido: Dar condições de conforto e dignidade aos Estaleiros Municipais e aos colaboradores do Serviço de Jardins.

Situação: Pretende-se concretizar este objetivo ainda no período do mandato.

Realizado

O prometido: Desenvolvimento do projecto BRAGA 3.0, tendente ao reforço da acessibilidade dos cidadãos aos Serviços da Câmara e das Empresas Municipais, à interligação com as Juntas de Freguesia e à descentralização dos serviços municipais.

Situação: Este objetivo foi concretizado através da centralização do serviço de atendimento ao Munícipe no Balcão Único e da criação de espaços descentralizados de atendimento digital assistido, através de dois Espaços do Cidadão. Os espaços cidadão previstos para Real, Sobreposta, Figueiredo e Adaúfe aguardam resposta da AMA - Agência para a Modernização Administrativa.

Realizado

O prometido: Dignificar a Polícia Municipal.

Situação: O reforço de meios humanos, novo fardamento e em breve novas instalações são as mais recentes medidas tomadas para, não só mais dignificar a Polícia Municipal como proporcionar as condições necessárias para o bom desempenho das funções de segurança e fiscalização que lhe são confiadas.

Realizado

O prometido: Investir na dotação dos meios necessários ao apoio dos Bombeiros Municipais.

Situação: Construção do novo quartel, aquisição de diverso material e investimento em formação, são apenas algumas das medidas adotadas para criar as necessárias condições de trabalho aos Bombeiros Municipais por forma a permitir a execução do seu dever com o máximo profissionalismo e rigor.

Realizado

O prometido: Promover a Revitalização das Empresas Municipais e não o seu fecho ou privatização, melhorando a sua gestão de forma a garantir a sustentabilidade das mesmas e a melhoria do serviço prestado aos Bracarenses.

Situação: As Empresas Municipais foram revitalizadas, melhorando o serviço prestado às populações. O Theatro Circo, em grave risco risco de encerramento, foi salvo pelo atual Município, que nunca desistiu de defender a sua viabilidade perante o Estado Central. Criámos a InvestBraga, que substituiu o Parque de Exposições de Braga, que já é hoje considerada por todos como um importante polo dinamizador da economia em Braga. A Agere criou uma cultura de rigor na sua gestão, que inclusive irá fazer descer os tarifários para todos os cidadãos de Braga em 2017, após um período de congelamento de que todos puderam beneficiar. Foram reduzidas as tarifas para as famílias numerosas e IPSS. A BragaHabit representou nestes anos de crise uma importante função de ajudar os mais carenciados a obterem habitação a baixo custo. Por fim, os TUB melhoraram de forma racional e sustentada a qualidade do seu serviço, sendo a única empresa de transportes públicos no país a ter crescido em linhas, números de passageiros e faturação.

Realizado

O prometido: Realização do I Encontro dos Colaboradores da Câmara e Empresas Municipais de Braga.

Situação: Foram realizados já três Encontros de Colaboradores da Câmara e Empresas Municipais de Braga.

Realizado

O prometido: Reforçar a identidade e o espírito de equipa de todos os colaboradores do universo municipal, contribuindo para o seu bem-estar, a conciliação com a vida familiar e a sua realização pessoal e profissional.

Situação: Tem sido efetuado um esforço no sentido de melhorar o ambiente e espírito de equipa entre todos os colaboradores do universo municipal. A realização anual de um Encontro de Colaboradores insere-se nesse espírito, mas a melhoria das condições de trabalho, aliadas a um renovado espírito institucional entre todos os colaboradores tem contribuído para essa identidade e espírito de equipa. Sentimos que existe hoje harmonia e saudável convivência entre todos.

Realizado

O prometido: Respeitar o direito à opinião livre e à diferença dos colaboradores da Autarquia, no que concerne ao exercício cívico da sua participação democrática.

Situação: O executivo ouve e respeita a diferença de opiniões dos seus colaboradores.

Realizado

O prometido: Tratar todos os funcionários municipais, das empresas municipais e de todos os serviços e esferas sob alçada da Autarquia (como é o caso dos docentes das AEC’s e dos funcionários auxiliares da acção educativa) numa base de respeito, transparência e justiça, aplicada no trabalho diário, nos momentos de avaliação e de definição de admissões, revisões contratuais e progressões, ao arrepio da prática corrente.

Situação: O executivo pauta a sua atuação de forma vigilante e atuante mediante uma base de respeito, transparência e justiça.