Qualidade de Vida e Bem-Estar

Por via de um crescimento sem regra e sem atenção aos elementos indutores da qualidade de vida das populações, esta é uma das áreas em que abundam as lacunas por suprir, com especial ênfase para a dotação dos espaços verdes, a criação de um verdadeiro Parque da Cidade, a valorização e aproveitamento dos cursos de água e suas margens, a promoção da eficiência energética ou a correcta gestão dos resíduos.

Mas este é também o espaço para promover os hábitos de vida saudáveis, o acesso generalizado à prática desportiva e o reforço das iniciativas de lazer para a juventude e a terceira idade.

Em curso

O prometido: Adesão à Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis.

Situação: O Município de Braga já pediu adesão à Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, estando neste momento a cumprir os trâmites processuais para ser aceite.

Realizado

O prometido: Apoio à criação de novas Hortas Urbanas e desenvolvimento de Programas de apoio à Agricultura Biológica, em ligação com a Quinta Pedagógica de Braga.

Situação: Foram criadas 11 Hortas Urbanas, com 400 lotes de terreno que ocupam cerca de 20 mil metros quadrados em várias freguesias.

Por realizar

O prometido: Aproveitamento da água dos fontanários para abastecimento dos sistemas de rega públicos.

Situação: Esta proposta ainda não foi concretizada, apesar de se encontrar prevista no plano da Agere uma solução semelhante para compensar perdas de água.

Realizado

O prometido: Celebração de Contratos-Programa de apoio à Formação Desportiva com todas as colectividades ainda não abrangidas, incluindo as relativas ao Desporto Adaptado.

Situação: Todos os apoios que o Município oferece às coletividades, incluindo as de Desporto Adaptado, passaram a ser contratualizados através de Contratos-Programa.

Em curso

O prometido: Classificação da mata do Sameiro-Falperra-Bom Jesus como Zona de Protecção e de Interesse Municipal.

Situação: Já foi iniciado pelo Município o processo de classificaçao da mata do Sameiro-Falperra-Bom Jesus como zona de proteção e de interesse municipal, mas ainda não está terminado o processo, pelo que consideramos que este objetivo ainda não se encontra cumprido.

Em curso

O prometido: Criação de Ciclovias, Ecopistas e Circuitos de Manutenção.

Situação: Embora este objetivo tenha sido prejudicado pelos atrasos verificados no Portugal 2020, existem já projetos em desenvolvimento nesta área, nomeadamente a parceria estabelecida com a Universidade do Minho no projeto UBike, candidatura a fundos europeus aprovada e em fase de implementação; a Ecovia do Cávado, no âmbito da CIM Cávado, que teve início em Outubro de 2016 e a integração de uma via ciclável nos dois sentidos na Rua Nova de Sta. Cruz que se encontra em requalificação.

Por realizar

O prometido: Criação de um Cemitério para Animais Domésticos.

Situação: Esta proposta não será cumprida, depois de auscultados os peritos e as associações de defesa dos animais.

Realizado

O prometido: Criação de uma Rede de Praias Fluviais no Cávado.

Situação: Destacamos as intervenções na Praia de Adaúfe, que granjeou em 2016 uma das três bandeiras azuis das praias fluviais da zona Norte e também a intervenção na praia fluvial de Merelim Sao Paio. Apresentamos ainda uma candidatura para uma intervenção na Praia do Cavadinho. Irá ser brevemente lançado concurso para o projeto de intervenção na freguesia de Palmeira.

Em curso

O prometido: Criação do Parque Eco-Monumental das Sete Fontes.

Situação: Realizámos em 2014 obras de reabilitação nas Sete Fontes, investimento “crucial” para evitar a degradação do sistema de abastecimento de água e das estruturas monumentais que o integram, tendo esta intervenção merecido uma Menção Honrosa na 27.ª edição do Prémio IHRU 2015. As Sete Fontes foram protegidas na revisão do PDM efetuada durante o atual mandato. A criação do Parque Eco-Monumental das Sete Fontes encontra-se ainda por concretizar, atentas dificuldades várias e para cuja resolução não se mostrou suficiente o espaço temporal de um mandato. Foi definitivamente afastado o atravessamento da via rodoviária e alterada a classificação dos solos em sede de PDM.

Em curso

O prometido: Dar continuidade às intervenções no Rio Este nas Freguesias a jusante da Ponte Pedrinha.

Situação: Foram realizadas diversas intervenções no Rio Este, mas este objetivo não se encontra integralmente cumprido face ao idealizado.

Realizado

O prometido: Dinamização do Desporto Escolar.

Situação: A Câmara Municipal de Braga tem desenvolvido vários projetos de dinamização do desporto escolar, seja através do apoio às escolas, seja através da concretização de torneios e de iniciativas de prática desportiva destinadas aos mais jovens. A candidatura a Cidade Europeia do Desporto de 2018, anunciada em 2016, tem também um forte suporte no desporto escolar.

Realizado

O prometido: Elaboração da Carta Desportiva de Braga.

Situação: A Carta Desportiva de Braga foi apresentada em maio de 2014, estando prevista a sua atualização em 2017.

Em curso

O prometido: Finalização dos projectos/candidaturas para o Arranjo e Valorização da Margem do Cávado.

Situação: Já efetuamos diversas intervenções de arranjo e valorização na Margem do Cávado, mas consideramos também que este é ainda um objetivo não concretizado face ao plano idealizado.

Realizado

O prometido: Início do diagnóstico com vista ao Programa de Valorização Ambiental das Freguesias e ajardinamento das Zonas Verdes.

Situação: O diagnóstico com vista ao Programa de Valorização Ambiental das Freguesias está pronto e a sua implementação irá começar durante o ano de 2017.

Por realizar

O prometido: Ordenamento do Rio Torto / Ribeira de Panoias.

Situação: Ainda falta intervir no Rio Torto/Ribeira de Panóias, mas este objetivo permanece no topo das prioridades na estratégia de valorização ambiental do Município.

Em curso

O prometido: Preparação da candidatura da Câmara Municipal de Braga ao programa ECO XXI, no intuito de poder ser distinguido como “Município Verde”.

Situação: Esta candidatura encontra-se em preparação, nomeadamente com o desenvolvimento de outros projetos integrados também na agenda da ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa, como é o caso da Bandeira Azul da Praia Fluvial da Adaúfe, Programa Eco-Escolas que tem sido implementado no concelho ou ainda com diversos projetos, como é o caso da “Minha Escola é eficiente” ou o “Oxigenar Braga”.

Realizado

O prometido: Preparação de um Plano para a Sustentabilidade Energética da Autarquia e para a utilização racional de energia nos espaços e equipamentos públicos, sem prejuízo para a Segurança dos Cidadãos.

Situação: O Município de Braga tem desenvolvido diversos programas de eficiência energética, no sentido de poupar no consumo de energia, racionalizando o seu uso. A título de exemplo, refira-se o projeto "A Minha escola é Eficiente", que envolve a comunidade escolar do concelho e que já baixou a factura energética em mais de 60 mil euros no primeiro ano de execução. Um outro exemplo é a intervenção para melhorar a eficiência energética nas Piscinas Municipais de Braga.

Realizado

O prometido: Promoção de Semanas da Saúde, com a realização de acções de sensibilização e rastreio, e dos Domingos Saudáveis, visando a sensibilização da população para a prática da actividade física como factor determinante para a promoção da saúde e a qualidade de vida.

Situação: Este objetivo foi plenamente cumprido, através das dezenas de atividades desenvolvidas para fomentar a prática desportiva, como o "Mexe-te Braga" ou o "Braga Activa". Foram também desenvolvidos projetos de sensibilização e rastreio na área da saúde, como o "Pimpolho", Projeto de Prevenção de Ambliopia do Concelho de Braga, o Desafio Gulbenkian Não à Diabetes ou ainda o Programa Combate Obesidade Infantil desenvolvido pelo Município.

Realizado

O prometido: Promover actividades de ocupação de tempos livres orientadas para a Limpeza das Matas e Zonas Florestais, em ligação com o Projecto “Limpar Portugal”.

Situação: O Município de Braga tem colaborado com o projeto "Limpar Portugal" em diversas iniciativas de limpeza e sensibilização para a limpeza de matas e zonas florestais. Paralelamente, tem estado empenhado em diversos programas de limpeza de matas e florestas, tendo para isso como parceiros fundamentais as escolas.