Mais emprego, Melhor emprego

Em curso

O prometido: Abertura do Braga Welcome Center, no edifício da estação, em parceria com a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Situação: Esta em fase de instalação na Estação da Caminhos de Ferro.

Em curso

O prometido: Apoio à criação da Innovation Arena e do MedTech – dois espaços de acolhimento empresarial na envolvente da Universidade, especialmente orientados para empresas inovadoras e de tecnologias limpas, assentes no conhecimento produzido nos centros de investigação.

Situação: Relativamente ao Innovation Arena estão a ser desenvolvidos esforços para o empreendimento estratégico e definição dos parâmetros urbanístico que do ponto de vista do interesse público que devem ser acautelados, nomeadamente a questão de compatibilização de um parque urbano com a construção de edifícios de suporte a atividade económica. Está previsto para breve o envio de documentação para a reunião do executivo. O MedTech está em fase de discussão entre os parceiros.

Realizado

O prometido: Aumento da participação em feiras internacionais de turismo, criando também uma especial ligação com as cidades geminadas.

Situação: Braga está a aumentar a sua participação em Feiras Internacionais de Turismo, sendo que só este ano já esteve em Barcelona e Paris, além das feiras habituais em que costuma estar presente.

Realizado

O prometido: Conceção de novos roteiros/guias turísticos complementares aos existentes que serão remodelados em papel, mas sobretudo online e continuar a melhoria da sinalética identificativa junto aos monumentos, conjuntos e sítios de relevante valor histórico-cultural do Concelho.

Situação: Já foram criados alguns roteiros, foi lançada uma app turística de Braga com roteiros e temos o site de turismo de Braga: Visit Braga.

Em curso

O prometido: Conclusão da recuperação do Mercado Municipal e da zona envolvente, dotando a cidade de uma nova centralidade no centro histórico.

Situação: As obras do Mercado já estão a decorrer.

Realizado

O prometido: Conclusão da renovação do Parque de Exposições de Braga e criação de uma estrutura de gestão adequada, com forte aposta no turismo de negócios, na realização de eventos de lazer e captação de eventos de grande dimensão para Braga.

Situação: O Fórum Braga abriu as suas portas na última semana de abril de 2018.

Por realizar

O prometido: Criação de iniciativas de apoio à Criação de Emprego de Base Local (orientadas para o apoio a projetos de empreendedorismo jovem, de desempregados de longa duração e de pequenas unidades comerciais e/ou artesanais).

Situação:

Por realizar

O prometido: Criação de um Parque de Caravanismo e de condições sanitárias e de higiene nas imediações do centro da cidade, com vista a atrair novos turistas.

Situação:

Em curso

O prometido: Criação do cartão de turista, com vista a facilitar a vida a todos os visitantes da cidade e possibilitar um uso integrado de transportes públicos, museus e espaços culturais.

Situação: Está a ser preparado com diversos parceiros.

Realizado

O prometido: Criação, em articulação com a Associação Comercial de Braga, de uma plataforma eletrónica com a inventariação atualizada de todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e turísticos autorizados pelo Município.

Situação: Está em funcionamento a plataforma VisitBraga.

Por realizar

O prometido: Desenvolvimento de diligências tendentes à Instalação de um Parque Temático no Concelho de Braga.

Situação:

Realizado

O prometido: Desenvolvimento de um ambicioso projeto, com diferentes fases de estudo, conceção e implementação da “Marca Braga”, no sentido de promover externamente a nossa cidade e captar novos visitantes.

Situação: Foi lançada a estratégia e marca Visit Braga.

Realizado

O prometido: Desenvolvimento de um Programa de Valorização e Integração das vacarias e unidades agrícolas em ambiente compatibilizando os usos urbano/rural em articulação com as Juntas de Freguesia, a CAVAGRI e a Universidade.

Situação: Está aprovado o documento Ações Integradas para o Desenvolvimento Rural com a aplicação de medidas de estímulo para a dinamização económica e turística destes espaços. O Programa de Valorização e Integração das Vacarias e unidades agrícolas será discutido com a CAVAGRI em sede de revisão do PDM. Estão já mapeadas as vacarias e unidades agrícolas do concelho. Ao nível do RERAE estão a ser analisadas 4 unidades a enviar a reunião do executivo em breve.

Em curso

O prometido: Dinamização do programa “Impulso Empreendedor”, um projeto de estímulo ao empreendedorismo, promovido e disponibilizado gratuitamente pelo Município de Braga, que visa desenvolver uma cultura empreendedora junto dos cidadãos Bracarenses, desempregados e/ou que pretendem criar o seu próprio negócio.

Situação: Inicia-se em setembro de 2018. Já foi efetuada reunião com ACB e está agendada reunião com IEFP. Seguem-se as Juntas de Freguesia e outros parceiros a incluir na dinamização deste projeto.

Realizado

O prometido: Estabelecimento de parcerias com o Centro de Formação Profissional de Mazagão e com outras escolas profissionais, visando adaptar a oferta formativa ao perfil de procura das entidades empresariais em expansão/instalação.

Situação: Rede Concelhia Qualifica Braga- Inscrito no Plano e Orçamento 2018. É plurianual. Investimento a inscrever em 2019 e seguintes.

Em curso

O prometido: Facilitação e atração de novas unidades turísticas e comerciais, com vista a aumentar o número de quartos e dormidas no Concelho e a sua atratividade.

Situação: Estão em curso diversos projetos de instalação de novas unidades turísticas no concelho.

Realizado

O prometido: Projeto de requalificação e sinalização dos Caminhos de Santiago de Compostela que passam no Concelho, visando proporcionar melhores condições, principalmente de segurança, mas também oferecendo mais informação e incentivando a criação de serviços de apoio.

Situação: A intervenção está concluída.

Realizado

O prometido: Promoção de Programas de Requalificação Profissional de Licenciados no desemprego para áreas conexas de formação, reforçando a sua empregabilidade.

Situação: Está a ser concluída a segunda edição do Programa Qualifica IT, ou seja, os formandos estão mesmo a terminar a formação prática em contexto de trabalho nas empresas que aderiram ao Programa.

Realizado

O prometido: Reforço de competências da InvestBraga, nomeadamente na área de organização de eventos e na promoção turística de Braga.

Situação: A InvestBraga, com a abertura do Forum Braga, tem hoje mais competências na área da dinamização turística e organização de eventos.

Por realizar

O prometido: Regeneração dos Parques Industriais de Braga ao nível do ambiente urbano, sinalética, reabilitação do espaço público; espaços verdes; promoção de modelos de gestão partilhada e qualificação das acessibilidades, etc.

Situação:

Em curso

O prometido: Revitalização dos Centros Comerciais de 1ª geração através do programa ATIVAR Braga, em parceria com a Associação Comercial de Braga.

Situação: Já foi efetuado um estudo para a revitalização dos Centros Comerciais de 1ª geração e está em fase de contratação a empresa que irá realizar a capacitação dos empresários instalados nos C.C. de 1ª Geração. Este é um projeto em parceria direta com a ACB