Dinamização Cultural e Valorização Patrimonial

A cultura e o património são duas das áreas primordiais para a afirmação Regional e Turística do Concelho de Braga. Estamos conscientes da importância que a cultura, a identidade e o património representam para a cidade e por isso seremos intransigentes na sua salvaguarda, requalificação e promoção. A relação cultura-turismo na economia urbana e na afirmação competitiva das cidades será um pilar da nossa atuação.

Realizado

O prometido: Apoio à Edição regular de obras com registos fotográficos sobre a cidade de Braga, históricos e actuais.

Situação: Objetivo plenamente cumprido. Além do "Braga Visto do Céu", uma obra exemplar da Braga moderna com fotografias áreas, o Município editou ou apoiou a edição de livros, como "Azulejo em/in Braga – O Largo Tempo do Barroco" ou ainda do “Carlos Amarante e final de classicismo”. Além disso, a revista científica "Bracara Augusta" voltou a ser publicada de forma regular.

Em curso

O prometido: Criação de um Consórcio para a valorização, animação e promoção de um parque arqueológico.

Situação: Estão em curso conversações com os parceiros do Município, nomeadamente a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, para a constituição de um parque arqueológico.

Realizado

O prometido: Criação de um Festival Barroco com vista á promoção, investigação e divulgação do vasto legado patrimonial, etnográfico e histórico integrando o mesmo nos Roteiros Culturais Barrocos do conselho da Europa.

Situação: O executivo criou a Braga Barroca, um certame que teve a sua primeira edição em 2014 e que pretende desenvolver progressivamente a cidade e os seus agentes culturais, divulgando todo o património barroco.

Realizado

O prometido: Criação de um serviço educativo integrado dos museus e equipamentos culturais do município.

Situação: Foi lançado pelo Pelouro da Cultura em 2016 o Serviço Educativo Integrado, que irá incluir diversos equipamentos culturais da cidade, um projeto de educação e cultura para todas as crianças do concelho.

Realizado

O prometido: Criação de uma Actividade de Enriquecimento Curricular versando a História e a Cultura da nossa cidade desde o primeiro ciclo do ensino.

Situação: "À Descoberta de Braga" foi criado por este executivo e pretende fomentar no público escolar e na população bracarense o conhecimento e afeto pela História, Património e Identidade de Braga enquanto Comunidade. Ao mesmo tempo, dinamiza as instituições culturais da cidade e valoriza o seu património.

Por realizar

O prometido: Criação do Centro de dinamização das artes tradicionais e do Folclore.

Situação: Apesar do apoio oferecido às artes tradicionais e do folclore do concelho, este é um objetivo que não está cumprido.

Por realizar

O prometido: Criação do Museu da Cidade (a integrar na Fábrica Confiança), bem como Espaços museológicos específicos nos domínios Etnográfico, Teatral e da Arte Sacra.

Situação: Um projeto que ainda não foi cumprido.

Realizado

O prometido: Definição do Plano Estratégico para o “GNRation” que transforme numa ferramenta de apoio a Criatividade, Empreendedorismo e espírito de iniciativa dos Jovens Bracarenses.

Situação: O GNRation é hoje um espaço cultural e vibrante, dedicado as políticas de juventude no apoio às artes, à cultura, ao empreendedorismo. Está orientado para a promoção de atividades artísticas e para a exploração e disseminação das artes digitais, sendo já uma referência de Braga no panorama nacional. A integração da Startup Braga neste espaço proporcionou também um novo fôlego à sua dinamização.

Realizado

O prometido: Dinamização da programação do “Theatro Circo” e outros equipamentos culturais com a abertura do mesmo às associações culturais e projetos culturais do município, de forma a garantir que estes equipamentos estão efetivamente disponíveis para todos e sejam um polo de atratividade cultural.

Situação: É hoje consensual que a programação do Theatro Circo melhorou substancialmente, em termos de qualidade e no número de eventos, o que também é confirmado pelos números de espectadores. Além disso, o Theatro Circo é hoje um espaço aberto a toda a comunidade e tipo de espetáculos e eventos, recebendo também diversas iniciativas dirigidas aos mais jovens, aos estudantes ou aos idosos.

Realizado

O prometido: Elaboração de sinalização estre os espaço culturais e do património Histórico e a criação de roteiros culturais temáticos.

Situação: Foram criados vários roteiros para divulgar o nosso património cultural, como o "Roteiro Juvenil de Braga" ou o "Braga Barroca" e participamos ainda em diversos roteiros de divulgação de Braga com entidades tão diferentes como o Turismo Porto e Norte de Portugal, o Turismo de Portugal ou o Eixo Atlântico. Por outro lado, temos desenvolvido esforços no sentido de uniformizar a sinalização dos espaços culturais e patrimoniais de Braga.

Realizado

O prometido: Promoção de um Festival internacional de Órgãos de Tubos.

Situação: Realizou-se em 2016 a III edição do Festival internacional de Órgão de Braga, uma iniciativa organizada pela primeira vez em 2014 por este executivo.

Realizado

O prometido: Promover junto da UNESCO a candidatura a património imaterial da Humanidade das Festividades da Semana Santa e apoiar ativamente a candidatura do Santuário do Bom Jesus de Braga a Património da Humanidade.

Situação: Foi anunciado em 2016 pela Comissão das Solenidades da Semana Santa de Braga a candidatura a Património Imaterial da Humanidade da Unesco, estando o Município de Braga ativamente envolvido neste processo. Por outro lado, mantém o empenho no apoio da candidatura do Bom Jesus.

Realizado

O prometido: Reforço das politicas de descentralização Cultural.

Situação: O Município de Braga tem descentralizado a sua política cultural, realizando inúmeros eventos culturais nas freguesias mais afastadas do centro da cidade.

Realizado

O prometido: Revitalização das festas de S. João.

Situação: O cumprimento deste objetivo é inegável: as Festas de São João, foram revitalizadas e são hoje um marco inegável de Braga. Através de uma nova equipa de gestão, de novas iniciativas e do reforço do peso da tradição, as festas do São João atraem cada vez mais visitantes ao concelho, funcionando como um pólo catalisador para a economia local e para a divulgação externa de Braga.