Criação de Emprego

A criação de emprego, a captação de investimento, a colaboração ativa com todo o tecido económico local e com as Associações Empresariais são a principal prioridade da nova Gestão Municipal, cabendo ao futuro Presidente da Câmara Municipal a responsabilidade direta pelo desenvolvimento deste Pelouro. Esta área envolverá o apoio à atividade agrícola e pecuária e o estímulo ao comércio e serviços, mas centrará a sua atenção numa nova abordagem à Promoção Turística e no Apoio às Atividades Industriais.

Ainda de forma particular, consideramos que tem que ser envidados todos os esforços no sentido de assegurar níveis de formação de excelência para as gerações vindouras, em todos os níveis de ensino e na esfera da formação profissionalizante.

Realizado

O prometido: Criação de um Balcão de Apoio ao Investimento, enquanto interface facilitador e desburocratizador dos processos de licenciamento e do relacionamento de todos os projectos empresariais com a Autarquia.

Situação: A Câmara Municipal de Braga, através da InvestBraga, criou o Espaço do Investidor em Outubro de 2014, onde os empresários podem encontrar todas as respostas e apoios de que necessitam na hora de investir, visando disponibilizar uma “via verde para o investimento”.

Por realizar

O prometido: Criação de um cartão único dirigido a turistas, que permita a entrada nos locais de interesse turístico e viajar em transportes públicos a preços especiais.

Situação: Este objetivo será concretizado ainda no atual mandato.

Realizado

O prometido: Criação do Conselho Económico e Social de Braga, envolvendo empresas de relevo, as Associações Empresariais, as estruturas sindicais e outros parceiros institucionais relevantes.

Situação: O Conselho Económico e Social de Braga foi criado em 2014, e envolve diversas instituições relevantes do concelho. O regulamento e constituição podem ser consultados na página do Município.

Por realizar

O prometido: Desenvolvimento de um Plano de Estímulo ao Reaproveitamento dos Centros Comerciais de Primeira Geração, enquanto espaços de acolhimento para os projectos de empreendedorismo jovem e de desempregados de longa duração.

Situação: Este objetivo ainda não foi cumprido, mas a CM de Braga apoiou uma candidatura da ACB a fundos europeus para elaborar um estudo de diagnóstico do momento actual dos primeiros centros comerciais da cidade e propor estratégias de intervenção para cinco desses espaços.

Realizado

O prometido: Elaboração do Dossiê de Investimento em Braga e planificação de acções de cooperação com AICEP, Associações Empresariais e Parceiros Internacionais.

Situação: Com a criação da InvestBraga, logo nos primeiros dias do mandato, iniciou-se um processo de revitalização da captação de investimento em Braga, nomeadamente com a criação do Balcão do Investidor, com a Via Verde para o Investimento, os Benefícios Fiscais para investidores externos, etc. Também têm sido concretizados diversos projetos com parceiros, nacionais e internacionais, com vista à captação de investimento.

Realizado

O prometido: Elaboração dos projectos e preparação para o lançamento dos Concursos Públicos para a recuperação, climatização e insonorização do Parque de Exposições de Braga e para intervenção no Mercado Municipal.

Situação: Estes projetos estão em andamento, com o concurso público já aberto para a intervenção no Parque de Exposição de Braga, com a previsão que a obra comece em março de 2017. A intervenção no Mercado Municipal irá iniciar-se também em 2017.

Por realizar

O prometido: Lançamento de um Programa de Certificação da Qualidade das Escolas.

Situação: Ainda não foi cumprido.

Realizado

O prometido: Negociação da instalação de acesso wi-fi livre nas artérias do Centro Histórico da cidade de Braga.

Situação: Foi inaugurado no inicio de 2014 o reforço do acesso wi-fi grátis no Centro Histórico da cidade de Braga.

Realizado

O prometido: Ordenamento e valorização dos Espaços de Acolhimento Empresariais existentes e desenvolvimento de projectos tendentes à disponibilização de novas áreas de apoio à captação de empresas.

Situação: Este objetivo foi concretizado, com a criação do Espaço do Investidor pela InvestBraga, onde os investidores e empresários podem encontrar todas as respostas e apoios de que necessitam na hora de investir. Foram criados Condomínios dos Parques Industriais, com vista a melhorar a sua organização. Está a ser implementado o programa + Indústria.

Realizado

O prometido: Promoção do acesso a actividades de Formação para o Empreendedorismo junto de toda a Comunidade Educativa.

Situação: A InvestBraga já realizou diversas ações de formação para o empreendedorismo junto da comunidade educativa, nomeadamente através da Startup Braga, como por exemplo, o "Innovative Fellowship".

Por realizar

O prometido: Promover a instalação de postos de informação turística em locais chave do Concelho.

Situação: Este objetivo será concretizado ainda no atual mandato.

Realizado

O prometido: Redução e reescalonamento das taxas da Derrama, do IRS sob gestão do Município e reavaliação da Tabela de Taxas e Licenças Municipais.

Situação: O Município de Braga baixou as taxas da derrama, do IRS sob gestão do Município e fez ainda uma reavaliação da Tabela das Taxas e Licenças Municipais.