Braga com voz e sem fronteiras

Realizado

O prometido: Aposta na colocação e manutenção de Braga nos grandes centros de decisão mundial ao nível das cidades, seja através da OCDE, da União Europeia e de outras instituições que tenham redes de influência sobre cidades.

Situação: Braga continua a ganhar destaque nas instituições internacionais, sendo que tem estado em diversos fóruns, como na EUROCITIES, na OCDE ou em diversas redes URBACT que participa. Neste último mandato, Braga foi eleita para o Comité Executivo da EUROCITIES e membro da direção do Global Parliament of Mayors.

Realizado

O prometido: Aprofundamento, em particular, das relações com os países Iberoamericanos e da CPLP, atraindo para Braga instituições que tenham intervenção no espaço lusófono e também a realização de iniciativas conjuntas.

Situação: Neste aspecto, destaca-se a adesão à UCCLA e os contactos que têm sido estabelecidos com cidades africanas e estamos a trabalhar com cidades de Cabo Verde para estabelecer parcerias profícuas para ambos os lados.

Realizado

O prometido: Incremento da atuação do Município nas redes de cidades em que participa, nomeadamente na CIM Cávado, no Quadrilátero Urbano, no Eixo Atlântico ou na Eurocities.

Situação: Braga faz hoje parte da Comissão Executiva de três redes: EUROCITIES, Global Parliament of Mayors e ainda preside ao Eixo Atlântico.

Realizado

O prometido: Prossecução da política de geminações, reforçando as relações com as cidades que já têm relações com Braga, mas também fazer crescer o leque de cidades geminadas, no sentido de aumentar a esfera de influência em todas as zonas do globo.

Situação: Já neste mandato foi concretizada uma geminação com a cidade do Equador de Cuenca e têm sido desenvolvidos projetos em parceria com outras cidades geminadas, como é o caso de Clermont-Ferrand ou Cluj.

Realizado

O prometido: Prossecução da política de receção dos Embaixadores do Corpo Diplomático radicado em Portugal, no sentido de promover Braga e as suas mais-valias no exterior.

Situação: Neste mandato Braga tem continuado a receber Embaixadores, além de organizar eventos em parceria, como foi o caso da Embaixada da China, da Tunísia, e das Filipinas, Tailândia, Suécia, Noruega ou Indonésia.

Realizado

O prometido: Receção de reuniões, fóruns e conferências internacionais, que aumentem o prestígio do nosso Concelho e reforcem a nossa posição no panorama internacional. Neste aspeto será fundamental o novo Parque de Exposições de Braga.

Situação: Braga já recebeu neste mandato algumas importantes encontros nacionais ou internacionais, como foi o caso do Fórum do Desenvolvimento Económico da EUROCITIES ou ainda do LEED Forum da OCDE. Estamos a trabalhar para continuar a receber importantes encontros internacionais.

Realizado

O prometido: Reforçar o trabalho em articulação com a InvestBraga, no sentido de aumentar a profundidade das relações bilaterais e multilaterais do município com outras cidades e reforçar as relações externas.

Situação: Temos trabalhado em conjunto com a InvestBraga para receber delegações internacionais em Braga.