09 – Liderar nas políticas de sustentabilidade

Em curso

O prometido: Alargamento da rede de hortas urbanas, escolares e sociais a todo o concelho, a exemplo do que tem sido feito nos últimos oito anos.

Situação:

Em curso

O prometido: Alargar a rede de carregadores elétricos, promovendo a instalação de interfaces de carregamento rápido nas instalações das Entidades e Empresas Municipais. Braga tem de estar bem preparada para a transição para o fim dos motores de combustão, que se adivinha próximo.

Situação: Instalados carregadores nas instalações municipais. A alargar para espaço público.

Por realizar

O prometido: Alteração do sistema de recolha de resíduos verdes para um sistema dedicado, permitindo a redução de deposição de resíduos em aterro.

Situação: Aguarda candidatura a Portugal 2030

Em curso

O prometido: Aumentar a consciência de todos para as alterações climáticas e a degradação do ambiente, com tecnologias inovadoras desenvolvendo ações que contribuam para uma cultura de compromisso e mudança de comportamentos, em particular nos mais jovens.

Situação:

Em curso

O prometido: Certificar o Município de Braga com pelo menos uma norma internacional no âmbito do Desenvolvimento Sustentável, de modo a garantir os melhores padrões de qualidade de vida na ótica internacional, nomeadamente a ISO 37120.

Situação:

Em curso

O prometido: Conceber e implementar um conjunto de instrumentos de gestão integrados de monitorização autárquico operacional que permite a recolha, a gestão e a monitorização de informação não financeira a partir de indicadores ambientais, sociais e económicos, assegurando a análise do desempenho e do impacto do Município do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Situação:

Em curso

O prometido: Concluir o cadastro da rede de águas pluviais.

Situação: Concluído para 120 kms da rede.

Em curso

O prometido: Conclusão da Rede de Praias do Rio Cávado, nomeadamente as praias do Cavadinho e Navarra, cujas intervenções iniciaram-se no atual mandato. Ainda neste capítulo, requalificação das infraestruturas da Praia Fluvial de Merelim S. Paio e alargamento da estrada para o acesso à Praia da Adaúfe e aumento da sua capacidade de estacionamento.

Situação: Todas melhoradas e concluídas. Cavadinho a avançar de imediato. Segue-se Navarra.

Em curso

O prometido: Concretizar em pleno o Parque Eco-Monumental das Sete Fontes, através da obtenção dos terrenos afetos à área pública e da execução do projeto paisagístico.

Situação:

Em curso

O prometido: Continuação da implementação da Estratégia Municipal para as Alterações Climáticas (EMAAC) ao nível do concelho de Braga.

Situação:

Em curso

O prometido: Continuidade da estratégia de descarbonização na Agere, com criação de diversas plataformas tecnológicas para interface com o cliente (plataforma de agendamentos, assistente virtual, appAgere), aquisição de veículos movidos com recurso a combustíveis não poluentes e consolidação dos sistemas de telemetria domiciliária no concelho.

Situação: Plataforma de agendamentos disponível aos munícipes desde 2020 Aquisição de veículo de recolha elétrico, lavadora elétrica, 4 varredoras elétricas, 17 aspiradores elétricos, 7 viaturas de apoio elétricas e duas viaturas de passageiros elétricas. Atualmente existem 66 000 contadores com telemetria, estando a concurso a expansão para 79 000 a 3 anos

Por realizar

O prometido: Criação de Áreas Integradas de Gestão de Paisagem na área Internacional dos Sacromontes.

Situação:

Em curso

O prometido: Criação de mais parques verdes e requalificação de diversos espaços no Município de Braga: Parque Urbano da Ribeira de Castro; Parque Natural entre a EN254 e a EN201; Parque Ecológico do Rio Este (Ferreiros e Lomar); Parque Verde público em Lamaçães.

Situação:

Realizado

O prometido: Criação de um Centro de Educação Ambiental integrado na Quinta Pedagógica, promotor da consciência crítica e participativa e da adoção de comportamentos de sustentabilidade, estimulando a participação ativa dos munícipes na proteção do ambiente, num âmbito local e global.

Situação:

Realizado

O prometido: Criação de um Fórum para a Sustentabilidade, uma iniciativa que visa promover o diálogo e a cooperação com os principais stakeholders do Município nos temas mais relevantes relacionados com a sustentabilidade.

Situação: Criado Conselho Municipal para a Sustentabilidade, em complemento a outros espaços de diálogo.

Realizado

O prometido: Criação de uma estrutura que promova e fomente conteúdo relevante sobre os ODS, disponibilizando essa informação a uma escala global, para preparar a atual e as próximas gerações de líderes e profissionais para alcançar os ODS.

Situação:

Em curso

O prometido: Criação de uma política de incentivos para a adaptação da cidade de Braga ao Desenvolvimento Sustentável, que permita estimular e acelerar a concretização das metas desta agenda.

Situação:

Em curso

O prometido: Criação e implementação do Regulamento Municipal de Gestão de Espaços Verdes e do Arvoredo Urbano Público.

Situação:

Realizado

O prometido: Criar Brigadas de Vigilância e Monitorização para o Rio Este, como forma de controlar as descargas ilegais.

Situação:

Em curso

O prometido: Criar um código de conduta sustentável, de modo a incentivar uma cultura de sustentabilidade por parte dos colaboradores do universo Municipal.

Situação:

Por realizar

O prometido: Desenvolver uma aplicação pioneira para mostrar os valores da pegada ecológica instantânea no edifício do Centro de Juventude de Braga/Pousada da Juventude. Os clientes poderão verificar em tempo real a sua pegada ecológica na sequência da utilização do edifício.

Situação:

Em curso

O prometido: Elaboração de programa para os equipamentos municipais e Freguesias. O Município vai procurar o máximo de autonomia energética, usando os subsídios e apoios disponíveis para tornar os edifícios NZEB (Nearly Zero Energy Building).

Situação:

Em curso

O prometido: Garantir a permanência da cidade de Braga na linha da frente dos melhores rankings de sustentabilidade nacionais e internacionais, nomeadamente o ECO XXI e o CDP for Cities.

Situação: Cumprido. % em linha com decurso do mandato.

Em curso

O prometido: Implementação da recolha seletiva de resíduos orgânicos, no sentido de assegurar/facilitar que os mesmos sejam objeto de preparação para a reutilização, reciclagem ou, principalmente, operações de valorização necessárias para estimular a economia circular.

Situação: Previsto inicio de piloto de recolha de biorresiduos em novembro (urbanizações em Real e Lamaçães)

Realizado

O prometido: Incentivar e apoiar as candidaturas das Juntas de Freguesia a Eco-Freguesia.

Situação:

Em curso

O prometido: Instalação de um Observatório vivo dos Parques da Cidade (Parque da Ponte, Parque das Camélias, Parque do Picoto, corredores Azuis e Verdes).

Situação:

Em curso

O prometido: Integrar a dimensão da sustentabilidade ambiental na definição e implementação de políticas, programas culturais e em todas as iniciativas desenvolvidas pelo Município.

Situação: Elaborados Planos de Sustentabilidade para os eventos municipais.

Em curso

O prometido: Investimento no sistema de saneamento de águas residuais com a construção da nova ETAR de Braga e o prolongamento do emissário de águas residuais tratadas da ETAR de Frossos, garantindo benefícios para o ambiente e saúde pública.

Situação: "Concurso de Conceção Execução da ETAR adjudicado e visado pelo Tribunal de Contas. Em fase final de licenciamento ambiental Prolongamento do emissário de águas residuais tratadas da ETAR de Frossos em execução."

Em curso

O prometido: Melhorias ao nível do abastecimento de água, incluindo a introdução de redundância em operações de tratamento na ETA da Ponte do Bico e a reabilitação de reservatórios visando garantir a sustentabilidade das infraestruturas e a manutenção da qualidade de água para consumo humano.

Situação: "Redundância em operações da ETA da Ponte do Bico: captação do subleito concluída e novo sistema de filtração em projeto para 2024 Realizado estudo relativo às patologias dos reservatórios e projeto de reabilitação dos mesmos em curso."

Em curso

O prometido: Obtenção de Bandeira Azul para todas as praias fluviais do concelho.

Situação: Só faltam Navarra e Cavadinho ainda pendentes de intervenção.

Em curso

O prometido: Preservação e aumento da biodiversidade, nomeadamente através do programa “Charcos com Vida”.

Situação:

Em curso

O prometido: Prosseguir o esforço de valorização do Parque Central de Braga (Picoto, Camélias, Parque da Ponte, Envolvente do Estádio 1º de Maio).

Situação:

Em curso

O prometido: Prosseguir o plano de tornar a iluminação pública mais eficiente.

Situação:

Em curso

O prometido: Reabilitação da Ribeira de Panoias e Rio Torto.

Situação: Concurso já lançado para a obra final. Feita reabilitação de vários troços.

Realizado

O prometido: Reforçar a iniciativa Eco-escolas, no sentido de construir uma nova cultura de sustentabilidade.

Situação:

Em curso

O prometido: Reforço do número de Bosques Urbanos, aumentando a diversidade da flora em ambiente urbano.

Situação: