10 – Inovar e reforçar respostas sociais e educativas

Em curso

O prometido: Colocação de desfibrilhadores em todos os equipamentos de gestão municipal.

Situação:

Em curso

O prometido: Com base no Projeto Educativo Local, criação de uma equipa e centro de recursos educativos onde possam ser desenvolvidos e monitorizados todos os projetos no terreno promovidos pelo universo municipal, em parceria com os Agrupamentos de Escola.

Situação: Projeto delineado. A avançar no terreno em 2024.

Em curso

O prometido: Concretização de um Programa de Educação para a Saúde, através do Gabinete Municipal de Saúde.

Situação:

Por realizar

O prometido: Criação da consulta gerontológica destinada a pessoas com mais de 65 anos, que procurem uma avaliação/aconselhamento/orientação para melhorar o seu dia a dia e viver uma reforma ativa.

Situação:

Realizado

O prometido: Criação de uma casa de competências – House of Skills de apoio à população sem abrigo, onde terão acompanhamento por técnicos para se integrarem no mercado de trabalho.

Situação: Cedência de habitação por parte da BragaHabit concretizada em 2022. Projeto ROOF.

Em curso

O prometido: Dar continuidade ao Programa de Combate ao Insucesso Escolar.

Situação: Terá continuidade no quadro do novo Portugal 20230.

Em curso

O prometido: Desenvolvimento do “Plano Municipal de Ação para a Inclusão”.

Situação:

Em curso

O prometido: Dinamização de programas formativos que integrem a dimensão de Educação e Cultura, nomeadamente através do estímulo das artes performativas e do património cultural.

Situação:

Realizado

O prometido: Dinamizar o Hub de Inovação Social, com a criação de programas e projetos relacionados com a inovação social, potenciando a sua ligação com a InvestBraga.

Situação: O HPH tem vindo a desenvolver vários programas na área de inovação social. O mais recente é em parceria com a Fundação La Caixa para implementação do programa de Inovação Social Aberta na área da inclusão social.

Em curso

O prometido: Estimular a criação de programas de combate à solidão, através de parcerias e programas de intervenções e interações, no sentido de combater a solidão de adultos/idosos, independentemente das condições em que se encontrem, no sentido de promover o envelhecimento ativo e retardar a institucionalização de pessoas, aumentando a qualidade de vida de cada um.

Situação: Teleassistência, RedMay, (…) Plano gerontológico em processo de execução até final de 2023.

Em curso

O prometido: Estimular os percursos científico-pedagógicos em torno das áreas CTEM (Ciências/Tecnologia/Engenharia/Matemática).

Situação: Projetos e atividades específicas no PEL.

Em curso

O prometido: Formalização da Rede municipal de creches, em parceria com diferentes entidades, públicas ou privadas. O objetivo é aumentar os lugares de creches e melhorar as condições das famílias, tornando mais acessível a informação sobre as vagas disponíveis a cada momento.

Situação:

Em curso

O prometido: Implementar Programa de apoio à recuperação de adultos sem o 9.º Ano, em forte articulação com o Centro Qualifica.

Situação:

Em curso

O prometido: Implementar um alargado pacote de investimentos com vista à disponibilização/ reforço de equipamentos e conteúdos digitais em todas as escolas do concelho.

Situação:

Realizado

O prometido: Instituição de um apoio ao primeiro filho, potenciando o aumento da natalidade no concelho.

Situação:

Em curso

O prometido: Integrar Braga na Rede de Cidades Amigas das Crianças da UNICEF.

Situação: Submissão da candidatura final em Out/2023.

Em curso

O prometido: Manter a aposta na melhoria e renovação do parque escolar como uma das prioridades, valorizando o papel preponderante da educação no município. Em concreto, avançarão de imediato as grandes requalificações nas EB1 de Nogueira, Figueiredo, Este S. Pedro, Ponte Pedrinha, Bairro Económico e Quinta da Veiga. Com o processo de descentralização em curso, e com o apoio financeiro do Ministério da Educação, concretizar-se-ão as requalificações profundas da EB 2,3 de Palmeira, Trigal Santa Maria e Frei Caetano Brandão. A estas seguir-se-á novo cardápio alargado de intervenções em linha com a escala de prioridades definida pelo Município.

Situação:

Em curso

O prometido: Melhorar o sistema de refeições escolares a cargo do Município. É fundamental criar um novo paradigma nas refeições escolares, pelo que esta componente será reforçada com mais meios financeiros e humanos.

Situação: 2 novos nutricionistas no quadro da DE; Novo procedimento com melhorias nas cláusulas técnicas do caderno de encargos para os anos letivos 23/24 e 24/25. Nova estratégia de monitorização da qualidade em todos os níveis de ensino.

Em curso

O prometido: Programa de Acolhimento aos Estudantes Universitários em Braga.

Situação:

Em curso

O prometido: Programa de Promoção da Saúde Mental nos Jovens.

Situação: Programa Afeta-te.

Em curso

O prometido: Reforçar os apoios ao Ensino Especial, através de maior apoio informático aos jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo, bem como o reforço da oferta de educação a crianças com necessidades especiais.

Situação: Apetrechamento de escolas e JI's, INCLUIR.