Na ótica dos eleitos da Coligação “Juntos por Braga” na Câmara Municipal de Braga, os programas eleitorais sufragados pelos Bracarenses em cada eleição autárquica revestem-se de uma natureza contratual, ao qual se encontram individual e coletivamente vinculados.
E, sem prejuízo de que a dinâmica do Concelho possa motivar a alteração de alguma das prioridades elencadas ou a concretização de projetos de relevo não assumidos como compromisso para o presente mandato, cremos ser nossa obrigação justificar tais opções perante os cidadãos.
A prestação de contas, contínua, clara e exaustiva relativa a cada uma das propostas constantes do nosso programa eleitoral, foi uma prática já adotada de forma pioneira por esta Coligação no mandato 2013-2017, repetida no mandato 2017-2021, e que é agora retomada, cumpridos que estão os primeiros 12 meses do presente mandato autárquico.
Nesta plataforma – Cumprir por Braga -, este exercício de transparência, estímulo à cidadania e responsabilidade política assume uma preocupação com a legibilidade dos dados e o rigor da informação prestada.
Por sistematização, para maior facilidade de avaliação do grau de cumprimento, procura-se incutir uma dimensão quantitativa na concretização das referidas propostas, mesmo tendo consciência que nem todas têm o mesmo grau de importância ou exigência.
Mantém-se, também, o barómetro de cumprimento por áreas de atuação além do cálculo do nível global de concretização do Programa, que ultrapassou no final dos mandatos anteriores as impressivas cifras de 93% (2017) e 85% (2021), respetivamente.
Finalmente, este ato voluntário de prestação de contas propicia a mobilização de cidadãos e instituições para a concretização das metas traçadas e reforça o nível de confiança entre eleitores e eleitos.
Porque a mudança não pode parar. Porque queremos acelerar o futuro. Porque somos a força que faz!
Seguimos, Juntos por Braga!