Acelerar o Futuro

A Coligação “Juntos Por Braga” conclui o seu primeiro mandato à frente dos destinos da Câmara Municipal de Braga com um sentimento de dever cumprido, ao dar corpo ao anseio de mudança que os Bracarenses traduziram de forma inequívoca na escolha feita no último ato eleitoral.

Mudaram-se atitudes, reforçou-se a proximidade, estabeleceram-se pontes para a concertação estratégica com todas as instituições e estimulou-se o exercício pleno da cidadania por todos os Bracarenses, sempre sob uma lógica de rigor, transparência, cultura de serviço e compromisso com o futuro.

Apesar dos fortes condicionalismos existentes a vários níveis – uns conhecidos à partida, outros emergentes ao longo de todo o mandato -, foram quatro anos de respeito escrupuloso pelo programa sufragado pelos Bracarenses e de muitos projetos e iniciativas que envolveram todas as áreas da gestão municipal.

Mas, bem o sabemos, não se faz em quatro anos o que não se fez em quatro décadas: urge consolidar políticas e prioridades e dar a devida sequência ao trabalho agora realizado em áreas tão importantes como o desenvolvimento económico, as políticas sociais, a dinamização cultural, a salvaguarda do património, a valorização do meio ambiente, a gestão urbanística, as soluções de mobilidade, os investimentos de proximidade que marcam a diferença na qualidade de vida das populações e na coesão territorial.

Juntos, continuamos a trabalhar por um concelho de oportunidades, solidário, inovador, arrojado e qualificado para quem cá reside, estuda, trabalha ou nos visita. A Braga moderna, cosmopolita, enérgica, empreendedora e prestigiada constrói-se com todos, todos os dias, em todas as áreas da nossa vida em comum.

O programa eleitoral da Coligação “Juntos por Braga” para os próximos quatro anos corporiza mais uma escala num percurso que percorremos de olhos postos no futuro mas com provas dadas e resultados concretizados a cada dia que passa.

Agora é tempo de fazer mais e melhor. De mobilizar todo o universo municipal para responder de forma mais célere, mais eficiente e mais eficaz aos anseios dos cidadãos. De abordar com determinação os projetos e iniciativas estruturantes para o desenvolvimento do Concelho.
De envolver todos os Bracarenses e as mais relevantes instituições da sociedade civil para a consolidação do novo modelo de desenvolvimento que temos vindo a construir.

O nosso programa de ação, para onde foram vertidos os muitos contributos recebidos, estende-se a nove objetivos estratégicos que identificam os principais desideratos que queremos concretizar: Mais
Emprego, Melhor Emprego; Uma comunidade socialmente responsável; Braga, Capital de Cultura; Um município ao serviço dos cidadãos; Um novo modelo de desenvolvimento urbano; Um concelho para viver e desfrutar; Compromisso para o futuro; Um espaço de concertação, cidadania e inovação; Braga com voz e sem fronteiras.

Porque Braga merece sempre o melhor, a mudança não vai parar.
Este é o tempo de acelerar o futuro.