Acelerar o Futuro

Um dos valores mais importantes para os protagonistas democráticos deveria ser a accountability, isto é, a consciência de que a confiança que lhes foi depositada pelos eleitores exige o prestar de contas contínuo, o respeito pelos compromissos assumidos e a total transparência dos seus actos e opções.

Para quem tem estes princípios no código genético da sua actuação pública e política, a assumpção plena das realizações, das diligências e dos obstáculos que surgem no percurso é feita com total naturalidade e é vista como um acto de fortalecimento dos laços de confiança com os cidadãos/eleitores.

Se, como é fácil comprovar, este exercício resulta na demonstração inequívoca da coerência da estratégia, da convicção nos objectivos e da concretização já consumada de parte substancial das propostas, o acto de “prestar contas” transforma-se num motivo de orgulho para todos aqueles que corporizam o projecto.

Com o “Cumprir por Braga”, os Vereadores da Coligação “Juntos por Braga” dão o seu testemunho pioneiro de uma forma arrojada de fazer política, sem receios da crítica fácil e precipitada, sem hesitações no detalhar das etapas que cada projecto deve cumprir, seguros de que o seu esforço e os seus resultados colhem o apoio de uma significativa maioria dos Bracarenses.

A Coligação “Juntos Por Braga” assume este novo mandato à frente dos destinos da Câmara Municipal de Braga com um sentimento de grande responsabilidade, ao dar corpo ao anseio de continuar a mudança que os Bracarenses traduziram de forma inequívoca na escolha feita no último ato eleitoral.

Mudaram-se atitudes, reforçou-se a proximidade, estabeleceram-se pontes para a concertação estratégica com todas as instituições e estimulou-se o exercício pleno da cidadania por todos os Bracarenses, sempre sob uma lógica de rigor, transparência, cultura de serviço e compromisso com o futuro.

Apesar dos condicionalismos que possam vir a existir a vários níveis – uns conhecidos à partida, outros emergentes ao longo de todo o próximo mandato, os próximos quatro anos serão de respeito escrupuloso pelo programa sufragado pelos Bracarenses e de muitos projetos e iniciativas que envolverão todas as áreas da gestão municipal.

Mas, bem o sabemos, não se faz em quatro anos o que não se fez em quatro décadas: urge consolidar políticas e prioridades e dar a devida sequência ao trabalho agora realizado em áreas tão importantes como o desenvolvimento económico, as políticas sociais, a dinamização cultural, a salvaguarda do património, a valorização do meio ambiente, a gestão urbanística, as soluções de mobilidade, os investimentos de proximidade que marcam a diferença na qualidade de vida das populações e na coesão territorial.

Juntos, continuamos a trabalhar por um concelho de oportunidades, solidário, inovador, arrojado e qualificado para quem cá reside, estuda, trabalha ou nos visita. A Braga moderna, cosmopolita, enérgica, empreendedora e prestigiada constrói-se com todos, todos os dias, em todas as áreas da nossa vida em comum.

O programa eleitoral da Coligação “Juntos por Braga” para os próximos quatro anos corporiza mais uma escala num percurso que percorremos de olhos postos no futuro mas com provas dadas e resultados concretizados a cada dia que passa.

Agora é tempo de fazer mais e melhor. De mobilizar todo o universo municipal para responder de forma mais célere, mais eficiente e mais eficaz aos anseios dos cidadãos. De abordar com determinação os projetos e iniciativas estruturantes para o desenvolvimento do Concelho. De envolver todos os Bracarenses e as mais relevantes instituições da sociedade civil para a consolidação do novo modelo de desenvolvimento que temos vindo a construir.

O nosso programa de ação, para onde foram vertidos os muitos contributos recebidos, estende-se a nove objetivos estratégicos que identificam os principais desideratos que queremos concretizar: Mais Emprego, Melhor Emprego; Uma comunidade socialmente responsável; Braga, Capital de Cultura; Um município ao serviço dos cidadãos; Um novo modelo de desenvolvimento urbano; Um concelho para viver e desfrutar; Compromisso para o futuro; Um espaço de concertação, cidadania e inovação; Braga com voz e sem fronteiras.

Porque Braga merece sempre o melhor, a mudança não vai parar. Este é o tempo de acelerar o futuro. Juntos, por Braga!

Ao longo dos próximos quatro anos, este canal continuará a ser actualizado com a evolução das acções do Executivo Municipal.